quinta-feira, fevereiro 25, 2010

cada um na sua

Há uns dias o Christian colocou um link na comunidade da Força no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=14251159

Entrei lá pra conferir e fiquei impressionado.
Eu ando tentando enxergar o mundo a partir do pressuposto que não há uma verdade, não há um certo, que cada um pensa de um jeito, e tal.
Mas essa aí foi foda.
Esse tipo de coisa não devia ser veiculada como se fosse científica. A pessoa tem que ser muito ignorante e bitolada pra incentivar esse tipo de conversa.
Me admira muito que um país tão cientificamente produtivo com os EUA - pra citar um exemplo - tenha metade das escolas ensinando intelligent design pras crianças como se tivesse alguma base objetiva.
Aproveita-se da mente virgem das crianças pra incutir nelas idéias truncadas.
Confundir fé com ciência é delicado. As duas devem andar paralelamente, se vocês me permitem o clichê.
Respeitar a fé alheia é necessário. Mas eu também vou vender meu peixe. Como pesquisador, pra citar James Lovelock, eu raciocino em termos de probabilidades, não de certezas. Isso faz com que eu seja agnóstico.
A ciência já aprendeu onde mexer e onde deixar por por conta da vontade de acreditar de cada um. Falta agora os religiosos irem procurar a sua turma! (com todo o respeito).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. blz cara, boa postagem
    agora manda um link pro orkut com o seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Belo post Fernandao!!
    Sabia q vc teria mto mais propriedade pra discutir isso do q eu..

    ResponderExcluir