quarta-feira, dezembro 18, 2013

Texto inaugural da FP

"  Este é o texto inicial da formação da FORÇA POPULAR, uma organização cujo principal objetivo é unir brasileiros comprometidos com o futuro do país, para propormos mudanças por meio de passeatas, cartazes, faixas, jornais e etc. Isto pode ser o parágrafo introdutório de uma folha de papel que ficará perdida em alguma lata de lixo, mas pode ser o início de um movimento popular importante, que possa efetivamente atingir seus objetivos e resgatar o nosso espírito de luta. Por isso só nos resta seguir em frente e buscar apoio para essa empreitada. Aliás, buscar apoio será a nossa principal vocação daqui para frente.

Primeiramente, gostaria de expor o objetivo dessa organização, que pode se resumir naquele axioma conhecido por todos em todos os lugares do mundo: “A união faz a força”. Assim, queremos unir a maior quantidade possível de pessoas, formando, então, um grupo forte e coeso, disposto a incomodar a todos que se encontrem acomodados nos poderes de nossa sociedade. Iremos realizar reuniões para discutirmos e planejarmos manifestações contra o que nos revolta em nosso país.

Percebemos que existem milhões de brasileiros indignados com as diversas situações negativas e mazelas de nossa sociedade, sendo os políticos, não por acaso, os alvos principais de nossas críticas. No entanto, o que é mais espantoso, é que existem poucas manifestações populares nas ruas exigindo mudanças. Nossas conspirações são mentais, individuais. Nos sentimos bem em ficar acomodados esperando a hora de aparecer algum “salvador” para mudar essa situação. Por isso, agora é o nosso momento de agir. Porque não podemos ser o germe dessa revolução? Iremos continuar a invejar franceses, argentinos e estudantes brasileiros dos anos 70, por possuírem a consciência da força e importância do povo para um país? É claro que existem diversas manifestações ocorrendo em nosso país, mas são poucas, tendo em vista os problemas enfrentados por nós. Como dizia H. D. Thoreau, em seu clássico A Desobediência Civil, existem novecentos e noventa e nove defensores da virtude para um homem virtuoso.   Vamos, então, continuar a defender, em nossas cabeças, o futuro de nosso país ou iremos lutar para isso? Fiquemos com a segunda opção e fundemos a FORÇA POPULAR.

Penso em realizar reuniões semanais para discutirmos o foco do protesto e as questões ligadas à organização do movimento. Por meio de todos os portais de comunicações atuais, como orkut, msn, e-mail, tel e outros, iremos formar uma rede compacta de membros com semelhantes objetivos. Cada membro terá o papel de divulgar o projeto e trazer novos membros. Assim, de maneira progressiva, iremos formar um grande grupo, possuindo o contato direto de centenas ou milhares de companheiros dispostos a manifestarem e exigirem mudanças. Os debates servirão para discutirmos o que será o nosso alvo e as formas e meios de protestarmos.

Nosso objetivo não é formar um grupo particular, restrito, mas um grupo com a heterogeneidade característica do povo brasileiro, de modo a defender o interesse de todos e não de um pequeno grupo ou classe. Não objetivamos poder ou fama, nem nos tornarmos um partido político no futuro. Pelo contrário, queremos ser uma força paralela, investigativa e questionadora dos poderes executivo, legislativo e judiciário. 

Essa é apenas uma proposta imatura, que necessita  ser melhor trabalhada e discutida. O próprio nome do movimento é provisório e caso apareça um melhor iremos mudar. Discutiremos todos os pormenores do movimento, escreveremos um manifesto e, a partir daí, começaremos a buscar apoios. Caso queira participar me mande uma resposta e, assim, realizaremos uma primeira reunião para fundarmos de fato essa organização.

     Um aperto de mão"



Fevereiro de 2009