sexta-feira, janeiro 22, 2010

modernidade, pós-modernidade, sobremodernidae.....

Bom vídeo sobre o reducionismo individualista no mundo complexo atual...

para ver em tela grande do g1 cliquem no video


Milênio Segunda-feira, 11/01/2010

Milênio lhe convida para conhecer o universo do antropológo Marc Augé. Ele é fundador do Centro de Antropologia dos Mundos Contemporâneos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

A opinião polêmica do escritor Chris Hedges

clique sobre o video para ver em tela grande no g1


Milênio Quinta-feira, 21/01/2010

Segundo o escritor, os Estados Unidos estão ameaçados pelo fascismo da direita cristã. Barack Obama é apenas uma marca, vendida com a propaganda enganosa.

Ministro do Planejamento analisa perspectivas para o Brasil em 2010

clique sobre o video para vê-lo em tela grande no site do g1


Espaço Aberto Quinta-feira, 21/01/2010

Depois do abalo nas finanças mundiais, no ano passado, o que vem pela frente - quais os prováveis problemas que o país enfretará em 2010? Confira a conversa com o Ministro Paulo Bernardo.

Centros de execelência no Brasil - episódio 1: IMPA

A matemática e nosso dia-a-dia


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Espaço Aberto

Terça-feira, 19/01/2010

A maioria das pessoas tem medo da matemática, mas será que todos nós nascemos com facilidade para entender cálculos? Veja como pesquisadores, artistas e engenheiros trabalham juntos através da lógica.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

ambiente de negócios no brasil - o retorno

por Conrtibuinte
Como estávamos discutindo, esses são os quesitos que o Brasil encontra-se com maior déficit. Não acho que seja exagero. Como eu disse, o judiciário lento e ineficiente é um dos maiores responsáveis por isso. O tempo de abertura e fechamento de empresas é absurdo. Aliás, os brasileiros gastam meses só para conseguir pagar os impostos... Realmente, quem é legalizado no Brasil já começa com uma desvantagem.
No business doing, ranking anual do Banco Mundial. que analisa várias questões micro-institucionais para avaliar o ambiente de negócios nos países, coloca o Brasil acima da centésima posição todo ano. No último, esteve na posição 129. Países como Vietna e Zambia estao na nossa frente. Mando a tabela com o Doing business desse ano relativo ao ano passado e o ranking das dificuldades do Brasil. O link do site está abaixo tb..tem muita informação interessante no site. O doing business in Brazil (link abaixo tb) tem informacoes detalhadas sobre o Brasil:
http://www.doingbusiness.org/economyrankings/
http://www.doingbusiness.org/economyrankings/

ambiente de negócios no Brasil - 3

Ranking de liberdade econômica heritage.org, Brasil está em 113° lugar atrás de países como: Moçambique, Camboja, Turquia, Paraguai, Perú... sendo que seu índice caiu desde a última pesquisa. Do ponto de vista da America Latina o Brasil está em 21° lugar, dentre 29 países. Na verdade eu achei um pouco exagerado o ranqueamento e alguns aspectos da análise do país, mas no geral é bem interessante a visão dos caras...
por lhdiniz


http://www.heritage.org/index/Ranking.aspx


Brazil’s economic freedom score is 55.6, making its economy the 113th freest in the 2010 Index. Its score is 1.1 points lower than last year as a result of declines in investment freedom and labor freedom. Brazil is ranked 21st out of 29 countries in the South and Central America/Caribbean region, and its overall score is below the regional and world averages.
In addition to its large agricultural and industrial base, Brazil’s economy is driven by a growing services sector that has accounted for over 60 percent of GDP in recent years. The global financial and economic turmoil’s impact on the financial sector has been moderate, and monetary stability has been maintained.
The state presence in many areas of the economy is heavy, and the efficiency and overall quality of government services remain poor despite high government spending as a percentage of GDP. Other barriers to entrepreneurial activity and job creation include a heavy overall tax burden, inefficient regulation, the relatively high cost of credit, and a rigid labor market. The judicial system remains vulnerable to political influence and corruption.



Background Back to the top
Brazil’s democratic constitution dates from 1988. Workers’ Party President Luiz Inacio “Lula” da Silva was elected in 2002 and re-elected in 2006, and despite his socialist rhetoric, he has operated as a pragmatist. He and his economic team have implemented prudent fiscal and monetary policies and pursued microeconomic reforms, and Brazil has benefited from surging prices for its booming exports of commodities. A strong currency regime has contributed to rising living standards, and the middle class is growing. Brazil is the world’s fifth-largest country and is dominated geographically by the Amazon River basin and the world’s largest rain forest. Its almost 200 million people are heavily concentrated on the coast, where a dozen major metropolitan areas offer direct access to the Atlantic Ocean.



Business Freedom54.5 Back to the top
The overall freedom to start, operate, and close a business is limited by Brazil’s regulatory environment. Starting a business takes more than three times the world average of 35 days, and obtaining a business license takes much longer than the global average of 218 days.



Trade Freedom69.2 Back to the top
Brazil’s weighted average tariff rate was 7.9 percent in 2008. Import bans and restrictions, market access barriers in services, high tariffs, border taxes and fees, restrictive regulatory and licensing rules, subsidies, complex customs procedures, and problematic protection of intellectual property rights add to the cost of trade. Fifteen points were deducted from Brazil’s trade freedom score to account for non-tariff barriers.



Fiscal Freedom68.4 Back to the top
Brazil’s top income tax rate is 27.5 percent. The standard corporate tax rate is 15 percent, but a surtax of 10 percent and a 9 percent social contribution on net profit paid by most industries bring the effective rate to 34 percent. There is also a real estate transfer tax. In the most recent year, overall tax revenue as a percentage of GDP was 35.3 percent.



Government Spending50.3 Back to the top
Total government expenditures, including consumption and transfer payments, are relatively high. In the most recent year, government spending equaled 40.7 percent of GDP. Public debt is just below 50 percent of GDP. Privatization efforts have been unremarkable in the past year. Besides debt service, government spending is focused mainly on pensions, transfers to local governments, and bureaucracy.



Monetary Freedom75.8 Back to the top
Inflation has been better controlled in recent years, averaging 5.0 percent between 2006 and 2008. Prudent fiscal and monetary policies are credited with helping Brazil to avoid the worst of the global financial crisis of 2008 and 2009. Although such public services as railways, telecommunications, and electricity have been privatized, regulatory agencies oversee prices. The National Petroleum Agency fixes the wholesale price of fuel, and the government controls airfares. Ten points were deducted from Brazil’s monetary freedom score to account for the presence of price controls.



Investment Freedom45.0 Back to the top
Foreign investors are granted national treatment, but foreign investment is restricted in nuclear energy, health services, media, rural and border property, fishing, mail and telegraph services, aviation, and aerospace. In general, Brazilian nationals must constitute at least two-thirds of all employees and receive at least two-thirds of total payroll in firms employing three or more persons. Bureaucracy and administration are non-transparent, burdensome, complex, and subject to corruption. Legal disputes can be time-consuming. There are few restrictions on foreign exchange transactions. Foreign investors, upon registering their investments with the central bank, may remit dividends, capital (including capital gains), and royalties. The central bank regulates outward direct investment in some cases, including transfers and remittances. Foreign investors must obtain specific authorization to purchase land along borders.



Financial Freedom50.0 Back to the top
Banking and capital markets are increasingly diversified, dynamic, and competitive. The 10 largest domestic banks account for more than 60 percent of total assets. Three of the top 10 banks are foreign-owned. The two largest state-owned banks control about 25 percent of total assets. The state requires banks to channel loans to preferred sectors. Brazil’s insurance sector is now the region’s largest, and the reinsurance market was opened to private-sector competition in 2008. The government currently is allowed to take shares in struggling banks through the two largest state-owned banks, and a Credit Guarantee Fund introduced in March 2009 provides state guarantees on bank certificates of deposit.



Property Rights50.0 Back to the top
Contracts are generally considered secure, but Brazil’s judiciary is inefficient, is subject to political and economic influence, and lacks resources andem staff training. Decisions can take years, and judgments by the Supreme Federal Tribunal are not automatically binding on lower courts. Protection of intellectual property rights has improved, but piracy of copyrighted material persists.



Freedom From Corruption35.0 Back to the top
Corruption is perceived as significant. Brazil ranks 80th out of 179 countries in Transparency International’s Corruption Perceptions Index for 2008. Businesses bidding on government procurement contracts can encounter corruption, which is also a problem in the lower courts.



Labor Freedom57.5 Back to the top
Inflexible labor regulations hinder employment and productivity growth. The non-salary cost of employing a worker is high, and dismissing a redundant employee can be costly. Mandated benefits amplify overall labor costs.

ambiente de negócios no Brasil - 2

A ideia do microcredito, entre outras, é uma das mais importantes e necessarias para o Brasil...
Eu acho que, como dizia nosso professor Willian (que é da força por sinal hehe), a agenda microeconomica é a mais necessária para o Brasil,apesar de estae bem de lado, apesar de fortes avanços macroeconomicos nas ultimas 2 décadas. Por exemplo, a questão do juros - e do spread em especial -não será resolvida pela selic ou outras formas macro (a não ser o menor gasto do governo, mas mesmo assim só isso não resolve), mas sim pela maior regulação no sentido de diminuir a inadimplencia e de garantir a rápida alienação dos bens e fiduciária nos casos em que houver.
o cadastro positivo seria uma medida nesse sentido, apesar de que eu nao lembro os pormenores da medida. Em suma, é como se fosse um cadastro de mals pagadores do SERASA, etc, ao contrário, ou seja, em vez de deixar em evidência os mals pagadores, quem fica em evidencia sao os bons pagadores. Dessa forma, diminui a informacao assimetrica do setor de empréstimos e diferencia-se os tomadores de emprestimos, permitindo que os melhores pagadores possam pagar juros menores do que a média nos emprestimos e compras a prazo. É uma excelente medida, mas que pelo visto está engatinhando! Alias, vamos prestar atençao nas propostas microeconômicas na eleição desse ano, pois acredito que são as que o Brasil mais precisa! e deixemos de lado medidas pra mudar câmbio, juros, etc! O Brasil só precisa de estabilidade e continuidade no quesito macroeconômico!
O judiciário é importantíssimo e essencial pra os avanços micro: o que possibilitou o boom de vendas de carros nos últimos anos foi a maior possibilidade que passou a ocorrer de tomarem os carros dos mal pagadores.... isso aumentou a segurança no setor. Enquanto não fizerem isso para o setor de imóveis não haverá Minha casa, minha vida que cubra nosso déficit de moradias! Mas os nossos juízes com pseudo-vieses sociais não permitem que se tomem as casas dos endividados! Entao, que toda a sociedade pague o pato dos mal pagadores através dos altos juros! que blz...
Agora, em relação aos bancos, eles são grandes e concentrados no Brasil por causa do governo mesmo, que gasta além da conta e precisa sugar recursos do setor privado!
por Contribuinte

Ambiente de negócio no Brasil - 1

http://www.economist.com/businessfinance/economicsfocus/displaystory.cfm?story_id=E1_TPJRGNJJ

Economics focus
Walk, don't run
Jul 9th 2009

From The Economist print edition

In a guest article Justin Lin, the chief economist at the World Bank, argues that low-income countries need to make small, local banks the mainstay of their financial systems

Reuters
FIXING finance is easier if you have a clear idea what it is for. What matters most is setting up a financial sector that can serve the competitive sectors of an economy. In many poorer countries, that means focusing on activities dominated by small-scale manufacturing, farming and services firms. The size and sophistication of financial institutions and markets in the developed world are not appropriate in low-income markets. Small local banks are the best entities for providing financial services to the enterprises and households that are most important in terms of comparative advantage—be they asparagus farmers in Peru, cut-flower companies in Kenya or garment factories in Bangladesh.
The experiences of countries such as Japan, South Korea and China are telling. Those countries managed to avoid financial crises for long stretches of their development as they evolved from low-income to middle- and high-income countries. It helped greatly that they adhered to simple banking systems (rather than rushing to develop their stockmarkets and integrate into international financial networks) and did not liberalise their capital accounts until they became more advanced. The experience of the United States is also instructive. Hulking national banks and equity markets become important only when a country becomes more advanced and when large capital-intensive firms dominate the economy. The rise of the New York Stock Exchange occurred only after the creation of large-scale industrial firms at the close of the 19th century. For the early labour-intensive phase of America’s economic development, local banks were dominant.
Governments and the international financial institutions that help them should resist the temptation to strive for “modern” stockmarkets in the early stages of a country’s development. Efforts to create African stockmarkets, for example, have not yet borne much fruit. There are relatively few listed shares in the stockmarkets of sub-Saharan countries. Excluding South Africa, the annual value of traded shares relative to GDP in Africa is below 5% (see chart). In Latin America and the Caribbean the figure is less than 10%; in the former communist countries of Europe and Central Asia it is less than 15%. The comparable figure in 2007 was 79% in Denmark, 207% in Spain and 378% in Britain.

Stockmarkets are unlikely to be a major force in poor countries in the near future. Microfinance companies and other non-bank financial institutions will play a more important role in financing poor households. And stockmarkets are not the best conduit for providing finance to the small- and medium-sized businesses that characterise the early stages of countries’ economic development. Instead, the banks will be much more critical when it comes to financing companies.
But gigantic banks are not the way to go. In Africa and other parts of the developing world, relatively large foreign banks that were set up in the colonial era have long played a role. But these institutions tend to serve relatively wealthy customers. Smaller domestic banks are much better suited to providing finance to the small businesses that dominate the manufacturing, farming and services sectors in developing countries. There is evidence to suggest that growth is faster in countries where these kinds of banks have larger market shares, in part because of improved financing for just these kind of enterprises.
It is true that bigger banks can exploit economies of scope and scale that make them more diversified, thus enhancing systemic stability. But local banks are stable in a different way. In America the country’s 7,630 community banks have so far been only mildly affected by the financial crisis as they have continued to deal with the same small, local clients that they have had for years.

Governments in low-income countries should recognise the strategic importance of small, private domestic banks. They should also carry out some fundamental reforms. On the demand side of the equation, entrepreneurs in developing economies need to be able to signal more easily that they are creditworthy. Sustained efforts to improve credit and collateral registries offer large pay-offs. Credit registries enable first-time entrepreneurs to document their personal credit histories and share them with lenders. Collateral registries enable lenders to verify that assets such as property and vehicles have not already been pledged by the borrower to secure past loans. Transparent and efficient court procedures allow lenders to seize collateral in the event of loan defaults.
Step changes
On the supply side, underachieving banks, be they large or small, should be rooted out through merger or liquidation. In many developing countries, supervisory authorities find it difficult to intervene and dispose of troubled banks’ assets quickly. Supervisors in some countries face legal challenges from the owners of such banks, sometimes long after they have left office. All this impedes the efficient exit and entry of institutions that make for a vibrant local banking sector. Failing local banks should be acquired by stronger local banks or liquidated if no such purchaser can be found. After liquidations well-capitalised new banks should be allowed to enter the sector.
Facilitating the creation of new local banks and improving the methods for intervening to deal with troubled banks will encourage competition and provide healthier incentives. That will help banks promote the private-sector-led growth that will be crucial to recovery from the current financial crisis. Leave the developed markets to worry about how to reform their highly evolved financial systems. To make sustained progress in lifting the weight of the extreme poverty that will remain after the crisis has subsided, low-income countries need to make their financial institutions small and simple.
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VAI VER O RAFALE PARA O BRASIL CUSTA QUASE O DOBRO PORQUE TEM ESPAÇO PARA ABRIGAR O ISOPOR…

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 | 4:41

A concorrência aberta pela Índia para a compra de 126 caças prevê transferência de tecnologia e que parte dos aviões passe a ser montada na índia. Como no Brasil. Lembro isso porque as Fadas Sininho, sem nem se inteirar sobre o assunto, estão tentando encontrar justificativas para explicar por que, para a Índia, cada caça pode custar pouco mais de US$ 79 milhões e, para o Brasil, mais de US$ 157 milhões — quase o dobro.

A imprensa indiana andou tentando saber o preço unitário do avião. Os militares não informaram com precisão. Disseram ser algo entre US$ 60 milhões e US$ 90 milhões. Notem que é altíssima a diferença entre o piso e o teto. Ainda assim, o preço para o Brasil estaria 74% acima do máximo para a Índia.

Vai ver o nosso Rafale também vai chulear, casear, pregar botão. Além de ter um espaço para abrigar aquele isopor amigo…

terça-feira, janeiro 19, 2010

Chile e Brasil: A difícil transferência de popularidade aos presidenciáveis

Chile e Brasil: A difícil transferência de popularidade aos presidenciáveis
Márcia Carmo e Fabrícia Peixoto

De Buenos Aires para a BBC Brasil e da BBC Brasil em Brasília



Lula e Bachelet: personalistas, sedutores e simpáticos

Apesar de registrar índice inédito de aprovação (80%) entre os que governaram o país, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, corre o risco de não eleger seu sucessor no segundo turno da eleição presidencial deste domingo.

Pesquisa de opinião da Equipos Mori, divulgada nesta quarta-feira, indicou que o candidato opositor, Sebastián Piñera, da Coalición por el Cambio (Coalizão para a Mudança, em tradução livre), teria 50,9% das intenções de votos e o governista Eduardo Frei, da frente Concertación, 49,1%. Esta pesquisa tem 3% de margem de erro.

Outros levantamentos também sugeriram preferência por Piñera que, se eleito, será o primeiro candidato da direita (ou centro-direita) a chegar à presidência, através do voto, desde 1958.

E o primeiro não integrante da Concertación a assumir o Palácio presidencial La Moneda em 20 anos.

Similaridades

A margem apertada de intenções de voto entre Piñera e Frei não seria registrada se Bachelet tivesse transferido sua popularidade para Frei.

Analistas chilenos ouvidos pela BBCBrasil destacaram a “dificuldade para se transferir votos” e indicaram mais pontos em comum do que diferenças entre os processos políticos e eleitorais no Chile e no Brasil, onde a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua sucessão, este ano.

Eles destacaram que tanto Lula quanto Bachelet governam com estilo “personalista”, têm histórias de vida que "seduzem" o eleitorado e são vistos como mais “simpáticos” do que seus candidatos.

A ressalva nesta comparação entre Chile e Brasil foi feita pelo cientista político Patricio Navia, da Universidade Diego Portales.

“No caso do Chile não foi a Bachelet quem definiu o candidato. Foi o partido. No caso brasileiro, a decisão pela candidata Dilma foi do presidente Lula. Ele é muito popular e tentará transferir essa popuparidade. Bachelet e Frei, por exemplo, nunca foram próximos”, disse.

Navia lembrou que Frei foi crítico do governo de Bachelet, no início da gestão.

No caso brasileiro, interpreta ele, a transferência de votos pode ser mais fácil do que na situação chilena, mas ainda assim pouco provável.

“A ministra Dilma é uma protegida política do presidente, diferentemente de Frei em relação à presidente chilena”, destacou.

Segundo ele, votar no Lula não significa que o eleitor votará, por exemplo, "numa filha dele".

Navia e o também analista político Ricardo Israel, da Universidade Autonoma, observaram diferenças de estilo entre Bachelet e Frei.

“Ela é mais simpática e carinhosa e Frei é seco, de poucas palavras”, disse Israel.

Fenômeno similar poderia ser visto no Brasil em relação a Lula e Dilma, como observou Israel.

Esta transferência de votos se tornaria difícil, principalmente, porque Lula e Bachelet “personalizaram” a política, afirmaram, por sua vez, a analista Marta Lagos, da Equipos Mori, e o cientista político Guillermo Holzmann, da Universidade do Chile.

Lagos criticou este estilo, por não deixar espaço para a “oposição” e os “partidos políticos”.

“Os presidentes na América Latina, especialmente Lula e Bachelet, que se transformaram em presidentes poderosos, mostram a força e a fragilidade do sistema político. Não é normal um presidente com 80% de apoio popular. Significa que este país tem um presidente forte demais e que a democracia não funciona muito bem. Numa democracia são necessárias as diferenças e discussões profundas com a oposicao”, disse Lagos.

Holzmann observou que Lula e Bachelet não transferem votos para o seu candidato porque optaram pela “comunicação direta” com a cidadania, sem interlocutores.

“Eles construíram uma imagem pessoal bem administrada e que os mostra mais eficientes do que os partidos políticos que hoje não possuem uma clareza ideológica e capacidade para vincular-se com a cidadania”.

O resultado é que o eleitor apoia este presidente, mas não se vê identificado com seu possível sucessor.

Além disso, ressaltam Lagos e Holzmann, a história pessoal de Lula e de Bachelet “é única” e nada se parece com a de seus representantes políticos na disputa eleitoral.

“A diferença de trajetórias é muito grande. Frei foi presidente do país (1994-2000) e seu pai foi presidente (Eduardo Frei Montalva).

Bachelet é mais jovem. Ela não é da velha guarda da política”, afirmou Lagos.

Israel acha que a “história de vida” de Lula e Bachelet “levou” os eleitores a “se idenficarem com eles”.

Segundo Israel, Lula, por suas “dificuldades sociais”, e Bachelet, “por questão de gênero”, acabaram “seduzindo” o eleitorado.

Ele pensa ainda que os dois líderes atuaram mais como “chefes de Estado” do que como “chefes políticos”, com forte enfoque na política externa e adminsitrações que permitiram efeitos menores da crise internacional na economia local.

Para Israel, o desafio de Lula e Bachelet será manter esse apoio quando já estiverem fora do poder.

Ele lembrou que o ex-presidente Ricardo Lagos, antecessor de Bachelet, deixou a presidência com mais de 60% de apoio popular.

Na ocasião, não transferiu essa popularidade a sua sucessora, que foi obrigada a disputar o segundo turno das eleições.

“Mas Lagos perdeu aquele respaldo porque não teve apoio suficiente para ser o candidato da Concertación para voltar à presidência”, disse Israel.

Mudança no Chile

São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Editoriais

Vitória do conservador Piñera, após 20 anos de centro-esquerda, é novo indicador de maturidade da democracia chilena

I estertores de uma ditadura longa e ultrarrepressiva, a democracia chilena dá reiteradas mostras de maturidade. Um feixe delas está contido na vitória do empresário Sebastián Piñera anteontem, no segundo turno da eleição presidencial.
Democracias maduras apresentam um modo típico de alternância no poder -coalizões partidárias trocam de lado, de tempos em tempos, sem colocar em questão os rumos de políticas fundamentais, como a gestão da economia, das contas públicas e dos programas de bem-estar consolidados. É nessa acepção de mudança, morna mas assentada na solidez da sociedade, que se insere a ascensão de Piñera.
O candidato conservador acabou com duas décadas de hegemonia da Concertação, coalizão liderada pelos partidos Socialista e Democrata Cristão. O bloco de centro-esquerda, formado para defender o vitorioso voto contrário à continuidade do regime de Pinochet no plebiscito de 1988, vinha se beneficiando seja da condução eficiente da economia e das políticas de Estado, seja da falta, aos olhos do eleitor, de um rival comprometido com a modernização democrática do país.
Pela pequena margem de 220 mil votos, em 7 milhões -triunfos eleitorais apertados são outra marca de democracias maduras-, a maioria dos eleitores chilenos chancelou as credenciais da coalizão conservadora para ocupar o Palácio de La Moneda. O desgaste da Concertação decerto favoreceu a vitória de Sebastián Piñera, mas o peso desse fator não pode ser superestimado, ante os 80% de aprovação com que a presidente Michelle Bachelet termina seu governo.
A falta de carisma do ex-presidente Eduardo Frei -postulante da Concertação no domingo- e, sobretudo, o "aggiornamento" da agenda conservadora empreendido por Piñera, foram preponderantes no desfecho. O empresário, um dos mais ricos do Chile, esvaziou as críticas doutrinárias que partiam de seu campo político contra a correção dos exageros privatistas do período Pinochet realizada pela Concertação em temas como Previdência, saúde e educação.
Nessa "repaginação", o líder da Renovação Nacional rompeu tabus da direita chilena, associada às correntes católicas mais conservadoras, ao dizer-se simpático à união civil entre homossexuais e à distribuição gratuita da chamada pílula do dia seguinte. Impediu, ademais, que qualquer vestígio de nostalgia pela ditadura militar aparecesse na campanha -Piñera, ao contrário de ex-pinochetistas de sua aliança, votou contra o ditador em 1988.
Uma mudança quase apenas "de rosto" era o que propunha a campanha de Piñera. É possível que diferenças, em relação ao programa da Concertação, comecem a surgir ao longo do mandato de quatro anos. Dificilmente, entretanto, atingirão os pilares da estabilidade chilena.

Investigada, OMS revê regras de pandemia

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100119/not_imp497852,0.php


Parlamento apura se houve influência de empresas no caso da gripe suína; novos critérios podem sair até maio

Jamil Chade, correspondente em Genebra

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Pressionada e investigada por causa da gripe suína, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu rever as regras para a declaração de futuras pandemias. O anúncio foi feito ontem pela diretora da entidade, Margaret Chan. Hoje, o Parlamento do Conselho da Europa inicia uma investigação para apurar suspeitas de influência indevida de farmacêuticas na OMS. Alguns cientistas da organização teriam constado na folha de pagamento de laboratórios.

A acusação veio após a imprensa dinamarquesa obter oficialmente informações de que membros do grupo criado para sugerir medidas à entidade eram cientistas financiados por empresas do setor. Há oito meses, a OMS decretou que o vírus H1N1 havia saído do controle e que o mundo vivia a primeira pandemia do século 21. Para isso, o critério foi a difusão do vírus em mais de dois continentes (mais informações nesta página).

Países passaram a gastar milhões para se preparar e a indústria farmacêutica focou atenção na nova doença. Menos de um ano depois, o número de mortes foi bem menor do que o esperado, enquanto milhões de vacinas ficaram encalhadas.

Parlamentares europeus centrarão esforços no papel do Grupo Estratégico de Especialistas em Imunização (Sage, na sigla em inglês). Isso porque o jornal escandinavo Information se utilizou de uma lei de liberdade de informação para obter dados sobre as doações recebidas por institutos médicos. Os dados mostram que um membro da Sage, o finlandês Juhani Eskola, recebeu em seu instituto mais de US$ 9 milhões em financiamento da GlaxoSmithKline, uma das empresas que fabricam a vacina contra a gripe. Eskola nega conflito de interesse.

Outro cientista é o holandês Albert Osterhaus, que também faz parte do comitê de aconselhamento. Os deputados holandeses começaram a investigar sua relação com a indústria e o fato de ter recebido bolsas, financiamento e contribuições da GSK, Sanofi, Novartis e outras empresas. No Reino Unido, o cientista responsável por elaborar sugestões ao Ministério da Saúde, Roy Anderson, também passou a ser avaliado por ser um ex-diretor da GSK. "A campanha da gripe suína parece ter causado um dano considerável aos orçamentos públicos, assim como para a credibilidade de agências mundiais de saúde", diz a resolução aprovada pelo Conselho da Europa que dá início à investigação.

A GSK anunciou que vendeu US$ 1,3 bilhão em vacinas apenas no ultimo trimestre de 2009, cerca de 130 milhões de doses. No geral, o setor farmacêutico estimou que poderia vender cerca de US$ 7 bilhões com o novo vírus. Chan disse não "haver nenhuma inclinação a tomar decisões a favor de uma indústria". Ela sugeriu aos países da OMS que comecem revisar as regras de pandemias. "Vamos avaliar se o que fizemos foi bom ou ruim. Baseado nisso, tomaremos novas decisões." Ela acredita que o processo estará concluído até maio.

Os governos do Reino Unido e o do Japão, além da União Europeia, foram os primeiros a alertar que a revisão deveria modificar a forma pela qual a OMS declarará uma pandemia. Os britânicos querem que um dos critérios seja a intensidade do novo vírus. Já o Japão quer que a taxa de hospitalização da doença seja incorporada. O governo do Vietnã enviou uma carta à OMS questionando a entidade sobre as alegações de que teria exagerado nos alertas sobre a gripe. O país gastou US$ 50 milhões em remédios.

Paulo Buss, representante do Brasil no Conselho Executivo da OMS, que ocorre nesta semana em Genebra, acredita que a entidade tomou a decisão acertada em alertar para o vírus. "Ninguém sabia o que viria. Agora é fácil criticar", disse.

Para Chan, foi o trabalho da OMS que evitou que a doença se espalhasse mais. O H1N1 começa a perder força, mas a entidade afirma que é cedo para dizer que a pandemia terminou.

Transparência eleitoral

São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Editoriais


Transparência eleitoral

UMA RESOLUÇÃO do Tribunal Superior Eleitoral divulgada na última sexta-feira promete limitar o uso das "doações ocultas", um instrumento contábil visto como vantajoso por políticos, partidos e empresas, mas que se opõe aos interesses dos eleitores e à necessária transparência do processo democrático.
Pelas regras hoje em vigor, empresas podem financiar campanhas sem serem diretamente associadas aos nomes dos candidatos beneficiados. Basta repassar os valores aos partidos, que cuidarão de distribuí-los aos políticos durante as eleições.
Na prestação de contas do candidato, divulgada ao final do pleito, é a sua legenda que aparece como fonte doadora -que por sua vez registrará, em sua contabilidade, os recursos recebidos das empresas, embora sem a necessidade de discriminar o destino dessas verbas.
Tal manobra contábil contraria o direito do eleitor de identificar o tipo de apoio financeiro que seu candidato recebe, além de dificultar a investigação de possíveis favorecimentos administrativos a empresas doadoras.
Pelas mesmas razões, não custa compreender a prevalência das doações ocultas. Nas eleições municipais de 2008, 60% dos recursos doados por empreiteiras, bancos e empresas de coleta de lixo foram encaminhados diretamente aos caixas dos partidos, e não aos candidatos.
Em sua resolução, o TSE determina aos partidos que discriminem, em anos eleitorais, "a origem e a destinação dos recursos repassados a candidatos e comitês financeiros". A nova regra ainda precisa ser votada pelo plenário do tribunal, em fevereiro.
Sua aprovação é indispensável, embora outras medidas ainda se façam necessárias para garantir maior transparência ao processo eleitoral. Caberia estender a determinação de discriminar doadores, por exemplo, às prestações de contas parciais feitas durante a campanha -hoje obrigadas a divulgar apenas balanços gerais de arrecadação e despesas.

Charge do dia

Mundo Monstro Adão Iturrusgarai

Sobre zumbis

http://lacitadelle.wordpress.com/page/3/

Sobre zumbis

Entre as muitas representações recorrentes sobre o Haiti, o vodu certamente se destaca. Quando dizemos que vamos viajar a este país, não sou poucos os que, jocosamente, nos perguntam se podemos trazer os famosos bonequinhos, aqueles que abrem as portas de vinganças sinistras. Outros, de forma não menos jocosa, nos falam dos zumbis, imortalizados pelo cinema norte-americano. O Haiti surge, entre outras coisas, associado a um universo de crenças e práticas mágicas que, concomitantemente, parecem atrair e provocar temor. O que é evidente é que a atração e o temor se combinam com a clara percepção de que se trata da crença dos outros.

Poucos dias no Haiti são suficientes para percebermos que, da mesma forma que a história da revolução e dos países fundadores, que as representações sobre a nação e que o lugar da língua crioula, as crenças e práticas associadas ao vodu perpassam a totalidade da sociedade haitiana, interpelam a própria percepção do tempo e do espaço nacionais e, sobretudo, nos revelam tensões entre os distintos grupos sociais haitianos.

Os zumbis nos levam a um mundo que não se restringe às práticas religiosas. Quando inquiridos sobre os zumbis, nossos interlocutores não têm nenhum problema em afirmar o seu medo e seus contatos prévios com os zumbis. Mas, quem são? Como reconhecê-los?

Os zumbis estão associados à existência de pessoas ricas: aqueles que são capazes de manipular o universo mágico podem controlar um número significativo de zumbis, escravizá-los, fazê-los trabalhar sem trégua, e com isso enriquecer. Os milionários têm zumbis, donos de loja também podem ter zumbis, ou proprietários de terras produtivas: a riqueza de uns está associada ao trabalho dos outros.

Como reconhecê-los? Nosso interlocutor foi claro: quando numa loja, o zumbi é aquele que só trabalha, que não para de trabalhar, que não conversa, que olha para o chão quando inquirido, que apresenta um olhar vazio. O zumbi é aquele absolutamente submisso.

Afinal, quem são os zumbis e qual o seu sentido no moderno Haiti? Estamos diante de uma metáfora forte que diz respeito ao mundo do trabalho: o zumbi é o escravo moderno, e indica que os haitianos estão conscientes que sua revolução ainda não acabou. A luta contra a escravidão e pela liberdade acompanha a todos e a cada um dos haitianos até os dias de hoje. A luta pela independência e contra a escravidão teve início em 1791, e continua até a atualidade.

Omar (“O grande timoneiro”)

Frase do dia

"O povo sabe que o horário eleitoral é gratuito.
Então, ninguém quer pagar para assistir."

No coração das trevas

FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO - Centenas de homens disputam sacos de comida entre os escombros; a polícia, com nove guardas, tenta contê-los, em vão; um dos saqueadores cai no chão, atingido por um tiro na nuca, disparado por um policial; enquanto agoniza, outro homem lhe toma a carteira do bolso. A cena em Porto Príncipe foi registrada e relatada ontem na Folha pelo repórter-fotográfico Caio Guatelli.
O jornal "O Globo" reproduziu outras duas imagens de um linchamento na capital do Haiti. Na primeira, um homem nu e com os pés amarrados é espancado a pauladas, cena observada por uma criança; na segunda foto, vemos apenas suas pernas, enquanto o resto do corpo, coberto por dejetos, arde ainda vivo sob a fogueira improvisada na rua.
Estamos no estado de natureza hobbesiano -da guerra de todos contra todos. O que mais estarrece no Haiti é a falência total do Estado, a ausência de qualquer serviço público para socorrer as vítimas: não há bombeiros, não há defesa civil, não há atendimento médico -não existe governo.
Sim, seria preciso construir um Estado no Haiti. Mas nas últimas décadas o Estado foi o grande vilão da comunidade internacional, visto como foco de corrupção e de ineficiência, um problema, nunca uma eventual solução. Foi o que disse o cientista político haitiano Robert Fatton, professor nos EUA, em entrevista ontem a Claudia Antunes.
Bilhões de dólares transferidos ao Haiti nos anos 90 acabaram enredados e consumidos pela estrutura de ONGs, soldados e empresas americanas que atuavam no país. A sociedade civil planetária engoliu o dinheiro.
Não se sabe o que será do Haiti quando o miserê sair do noticiário. Mais uma vez, é grande o risco de que a indústria da ajuda humanitária sirva mais à rede de ativistas e organizações internacionais do que à reconstrução da infraestrutura e à construção de serviços públicos no país. Já vimos o filme. É atroz, monótono e não tem final feliz.--

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Direitos humanos recicláveis

Direitos humanos recicláveis
Conceito deixou de se aplicar a indivíduos reais para exprimir prerrogativas de coletividades imaginadas

Demétrio Magnoli* - O Estado de S.Paulo



Samuel Pinheiro Guimarães, o número 2 do Itamaraty feito secretário de Assuntos Estratégicos, renomeou os direitos humanos como "direitos humanos ocidentais" e qualificou a sua defesa como uma política que dissimula "com sua linguagem humanitária e altruísta as ações táticas das grandes potências em defesa de seus próprios interesses estratégicos". O ataque frontal aos direitos humanos é ineficaz e desqualifica o agressor. Os inimigos competentes dos direitos humanos operam de outro modo, pela sua usurpação e submissão a programas ideológicos estatais. O Plano Nacional de Direitos Humanos há pouco anunciado é uma ilustração acabada dessa estratégia. Desgraçadamente, os movimentos e ONGs que falam em nome dos direitos humanos não são apenas cúmplices, mas inspiradores da ofensiva de âmbito internacional.

A política internacional de direitos humanos nasceu de fato com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. O texto célebre inscreve-se na tradição da filosofia política das Luzes, que se organiza ao redor do indivíduo. Ele proclama direitos das pessoas, não de coletividades étnicas, sociais ou religiosas. Tais direitos circulam na esfera política, mesmo quando se referenciam no mundo do trabalho ou da cultura. Por esse motivo, a sua defesa solicita, sempre e inevitavelmente, o confronto com o poder político que viola ou nega direitos. A Declaração de 1948 é, essencialmente, um instrumento de proteção dos indivíduos contra os Estados. Não é fortuito que seus detratores clássicos sejam os arautos das utopias totalitárias: o fascismo, o comunismo, o ultranacionalismo, o fundamentalismo religioso.

Na sua fase heroica, as ONGs engajadas na defesa dos direitos humanos figuravam na lista de desafetos dos Estados, inclusive das democracias ocidentais. Elas denunciavam implacavelmente a censura, a repressão política, as detenções ilegais e as torturas promovidas pelos regimes tirânicos, mas também as violações cometidas pelos serviços secretos das potências democráticas, a pena de morte, a discriminação oficial contra imigrantes, o preconceito racial nos sistemas judiciário e policial. Nada disso servia para a obtenção de financiamentos de governos, instituições multilaterais ou fundações filantrópicas globais. O ramo dos direitos humanos não era um bom negócio.

O giro estratégico começou há menos de duas décadas, por meio de uma reinterpretação fundamental dos direitos humanos. As ONGs inventaram a tese útil de que os direitos humanos, tal como expressos na Declaração de 1948, representam apenas direitos "de primeira geração". Eles deveriam ser complementados por direitos econômicos, "de segunda geração", e direitos culturais, "de terceira geração". A operação de linguagem gerou um oceano de direitos indefinidos, um livro vazio a ser preenchido pelos detentores do poder de preenchê-lo. Simultaneamente, propiciou a aliança e a cooperação entre as ONGs de direitos humanos e os Estados.

Sob o amplo guarda-chuva dos direitos "de segunda geração", quase todas as doutrinas políticas podem ser embrulhados no celofane abrangente dos direitos humanos. A reforma agrária promotora da agricultura camponesa converte-se num direito humano, tanto quanto a coletivização geral da terra, que é o seu oposto, segundo a vontade soberana do poder estatal de turno. O Plano de Direitos Humanos apresentado pelo governo Lula declara o "neoliberalismo", rótulo falseador usado como referência genérica às políticas de seu antecessor, como um atentado aos direitos humanos. As políticas assistenciais de distribuição de dinheiro transfiguram-se em princípios indiscutíveis de direitos humanos. Aqui ao lado, em nome dos direitos "de segunda geração", Hugo Chávez destrói meticulosamente aquilo que resta da economia produtiva venezuelana.

Os direitos "de terceira geração", por sua vez, funcionam como curingas dos tiranos e das lideranças políticas que fabricam coletividades étnicas, raciais ou religiosas. A perseguição à imprensa independente, nas ditaduras e nos regimes de caudilho, adquire a forma da proteção de direitos sociais contra o "poder midiático". A introdução de plataformas ideológicas no sistema educacional é envernizada com a cera dos direitos culturais. O mesmo pretexto propicia um discurso legitimador para a implantação de políticas de preferências étnicas ou religiosas no acesso aos serviços públicos, ao ensino superior e ao mercado de trabalho. O Plano de Direitos Humanos contém um pouco de tudo isso, refletindo a intrincada teia de acordos firmados entre o governo, os chamados movimentos sociais e redes diversas de ONGs.

A revisão do significado dos direitos humanos empreendida por iniciativa das ONGs esvaziou o sentido original da política internacional de direitos humanos. Eles deixaram de exprimir direitos dos indivíduos reais para se transfigurarem em direitos de coletividades imaginadas. O "negro" ou "afrodescendente" genérico, supostamente representado por uma organização política específica, tomou o lugar do indivíduo realmente esbulhado pela discriminação racial. O "índio" abstrato, "representado" pelo Instituto Sócio-Ambiental, sequestrou a voz do grupo indígena concreto que não tem acesso a remédios ou escolas. O Plano de Direitos Humanos contempla todas as coletividades fabricadas pela "política de identidades", inclusive as quebradeiras de coco. Ao reconhecimento oficial de cada uma dessas coletividades vitimizadas corresponde uma promessa de privilégios para seus "representantes", que são ativistas internacionais do próspero negócio dos direitos humanos.

Os direitos humanos de "segunda geração" e "terceira geração" diluíram os direitos humanos. As ONGs de direitos humanos incorporaram-se à paisagem geopolítica das instituições multilaterais e seus ativistas ingressaram numa elite pós-moderna de altos funcionários do sistema internacional. Em contrapartida, pagaram o preço de uma renúncia jamais explicitada, mas nítida e evidente, a fustigar as violações de direitos humanos praticadas pelos Estados.

A "guerra ao terror" de George W. Bush, com suas operações encobertas de transferência de presos para ditaduras cruéis, suas prisões off-shore e suas técnicas heterodoxas de interrogatório, escapou relativamente incólume do bombardeio das ONGs amestradas. A submissão do sistema judicial da Rússia de Vladimir Putin às conveniências políticas do Estado quase desapareceu dos radares dos ativistas. A vergonhosa deportação dos boxeadores cubanos por um governo brasileiro disposto a violar tratados internacionais precisos não mereceu uma denúncia no âmbito da OEA. O fechamento de emissoras de TV e a nova figura dos prisioneiros políticos na Venezuela não merecem manifestações significativas dos altos executivos de direitos humanos. A agressão recente à blogueira cubana Yoani Sánchez não gera nem mesmo uma protocolar nota de protesto das organizações que redigiram junto com Paulo Vannuchi o Plano de Direitos Humanos. De certo modo, Samuel Pinheiro Guimarães triunfou.

Piñera é eleito e enterra 20 anos de hegemonia da esquerda no Chile

Do Estadão :

Piñera é eleito e enterra 20 anos de hegemonia da esquerda no Chile

Direitista diz que dias melhores estão chegando para o Chile, pede unidade e oferece diálogo à Concertação

Ruth Costas, enviado especial em Santiago

TRIUNFO - Piñera comemora vitória em Santiago: direitista não descarta possibilidade de nomear ex-funcionários do governo Pinochet


Após 20 anos de hegemonia da coalizão de centro-esquerda Concertação, o candidato da direita, Sebastián Piñera, venceu ontem as eleições presidenciais chilenas. O candidato governista e ex-presidente, Eduardo Frei, reconheceu a derrota no fim da tarde e, depois de felicitar Piñera, prometeu que o fracasso da Concertação é "apenas uma parada no nosso caminho".

Com 99% das urnas apuradas, o candidato direitista tinha 51, 61% dos votos e o ex-presidente da Concertação, 48,32%. "Continuaremos a ser guardiães da liberdade e das conquistas sociais no Chile", disse Frei depois de confirmada a derrota.

A Concertação estava no poder desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e foi responsável pela consolidação democrática e por uma série de avanços sociais e econômicos. Há 52 anos a direita não ganhava uma eleição presidencial no país.

Para comemorar a vitória, milhares de simpatizantes de Piñera foram para as ruas em todo o Chile. "Estão chegando tempos melhores para o Chile", disse Piñera, após pedir unidade e oferecer diálogo à Concertação. "A democracia chilena deu hoje um novo e grande passo demonstrando sua solidez e maturidade."

Piñera é um dos empresários mais importantes do Chile e tem um patrimônio de US$ 1,2 bilhão, que inclui as ações majoritárias da companhia aérea LAN, uma rede de TV e o time de futebol Colo-Colo. Durante a disputa, ele procurou se distanciar da direita pinochetista, mas sua coalizão também inclui setores conservadores "duros", como a União Democrata Independente (UDI).

Sua campanha prometeu "mudança" para os chilenos, embora as promessas se refiram mais à alternância de poder do que a uma alteração no modelo de desenvolvimento chileno. "A mudança será boa para o Chile: será como abrir uma janela para que o ar fresco possa entrar", disse Piñera ao votar.

Entre os fatores que ajudaram o direitista a subir nas pesquisas estão o desgaste da Concertação, após duas décadas no poder, e os desentendimentos entre os setores governistas. No primeiro turno, por exemplo, Frei conseguiu apenas 29% dos votos (15 pontos a menos que Piñera) porque a esquerda apresentou três candidatos - também concorreram o dissidente Marco Enríquez-Ominami e o comunista Jorge Arrate.

QUADROS PINOCHETISTAS

Nos bastidores, até autoridades do governo reconheciam que a escolha do ex-presidente como candidato foi um erro. Primeiro, por sua falta de carisma. Segundo, porque Frei terminou seu primeiro mandato (1994-2000) muito mal avaliado, após não conseguir conter os efeitos no Chile da crise asiática.

No último debate, Piñera reconheceu que alguns integrantes de seu bloco político cometeram "erros" na ditadura, mas disse que simplesmente ter colaborado com o regime Pinochet, sem ter cometido abusos aos direitos humanos, não era "nenhum pecado". Além disso, ele não descartou a possibilidade de incluir em seu governo autoridades do regime militar, embora tenha dito que isso seria "pouco provável".

CELSO AMORIM É SÓ UM HOMEM RIDÍCULO

-Do Blog do Reinaldão

CELSO AMORIM É SÓ UM HOMEM RIDÍCULO
domingo, 17 de janeiro de 2010 | 6:29

Leiam um texto intitulado “Rottweiler sem dentes”, que está hoje na Folha. Volto em seguida:

O Brasil mudou de complexo. Antes, abrigava n’alma o de vira-lata, segundo Nelson Rodrigues, o notável escafandrista da alma brasileira. Agora, na crise haitiana, mostra complexo de rottweiler.
Pena que não tenha dentes. Refiro-me à ciumeira de autoridades brasileiras em relação a rápida e decidida ação do governo norte-americano. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reage com pura masturbação diplomática, ao dizer que se trata de “assistencialismo unilateral”.
Qualquer pessoa que não tenha perdido o senso comum sabe que os haitianos não estão preocupados com a cor do assistencialismo, se unilateral, bilateral, multilateral. Querem que funcione.
No aeroporto da capital, está funcionando, conforme relato desta Folha: “Depois que os americanos assumiram o aeroporto, os voos aumentaram e também o envio de medicamentos e alimentos”.
É claro que precisa haver coordenação, como cobra o chanceler Celso Amorim, mas é bobagem resmungar sobre os Estados Unidos assumirem um papel mais relevante que o das forças da ONU. É brigar com os fatos da vida. Os EUA podem mais que qualquer outro país, o que é escandalosamente óbvio.
Ajuda-memória aos resmungões, extraída do texto de Sérgio Dávila: os EUA enviaram vários navios da Guarda Costeira com helicópteros, o porta-aviões Carl Vinson, com 19 helicópteros, 51 leitos hospitalares, três centros cirúrgicos e capacidade de tornar potáveis centenas de milhares de litros de água por dia.
Nos próximos dias, chegam mais dois navios com helicópteros e uma força-anfíbia com 2.200 fuzileiros e um navio-hospital.
O Brasil tem condições de chegar a um décimo disso? Não. Então que pare de rosnar e reforce o seu pessoal no Haiti, que fez e está fazendo notável trabalho, dentro de seus limites bem mais modestos.

Comento
Não é meu, não. É de Clóvis Rossi, da Folha. Quando se trata de avaliação política, não me lembro de ter concordado com Rossi antes. E ele e seus admiradores podem ficar tranqüilos: não pretendo macular a sua reputação junto a certo leitorado — e, eventualmente, eleitorado — elogiando-o. Em benefício de Rossi, farei de tudo para que isso não aconteça. E sei que alguns se esquecerão de ligar a tecla SAP para ler o texto.

Ocorre que há circunstâncias em que as pessoas que têm compromisso com os fatos — independentemente do lugar que ocupem no espectro ideológico ou das opiniões que tenham sobre isso ou aquilo — são obrigadas a constatar… os fatos!!!

A canalha esquerdopata se fingiu de chocada quando escrevi o texto “Haiti: palco e atoleiro”, em que acusei, de pronto, o assanhamento protagonista de Lula. Escrevi depois um outro texto afirmando que não será a tragédia a me impedir de pensar. Alguns pessoas até de boa fé e muitos bocós vieram me dar conselhos: “Pô, numa hora como essa, você diz essas coisas; os haitianos estão precisando…” Como se eu estivesse contra o auxílio àqueles pobres coitados, vítimas dos homens, vítimas da natureza…

Não! Eu sou favorável à ajuda, é evidente. Eu só percebi a mobilização assanhada para tentar desempenhar o papel de um grande líder — e nada posso fazer, a não ser relatar a vocês o que vejo, se fui mais rápido do que os outros; admito que tem acontecido com freqüência. Acontece que a tragédia era imensamente maior do que a jactância de Lula e Celso Amorim. Pedia a intervenção de alguém acostumado a se comportar como sede do Império (alguns acham ruim; eu, como sou imperialista, acho bom). Em questão de horas, os EUA tinham conseguido mobilizar recursos para nós inimagináveis porque intangíveis — não, melhor usar uma palavra mais forte: INEXISTENTES.

E Celso Amorim fez o quê? Começou a rosnar. Ficou à beira de gritar: “Abaixo o imperialismo” quando os EUA resolveram botar ordem no caos do espaço aéreo, uma precondição para se tentar fazer alguma coisa no espaço terrestre, onde o inferno persiste. E passou a bater os pezinhos de anão enciumado (refiro-me à sua estatura interna, não à externa, como sempre). A inenarrável tragédia haitiana abria uma janela de oportunidades para o nosso… protagonismo!!! Ou melhor: “deles”. Abro uma janela para falar nos soldados brasileiros e retorno ao ponto.

Os soldados brasileiros
Não! Isso nada tem a ver com o duro trabalho, certamente heróico, dos nossos soldados naquele país. Muitos perderam a vida. Mesmo antes do terremoto, faziam um trabalho meritório, embora lutassem, NÃO POR VONTADE DAS FORÇAS ARMADAS, a guerra errada. Já estavam lá por causa desse complexo de rottweiler desdentado, enviados pelo governo Lula. Nelson Jobim diz agora que o Brasil deve ficar mais cinco anos por lá… Ele está chutando. Se não sabia, no caos relativo, quanto tempo permaneceríamos nos comportando como polícia em Cité Soleil, como vai saber agora, no caos absoluto? Ele fala o que lhe dá na telha.

A ONU, para não variar, largou o Haiti ao Deus-dará. E o Brasil ficou pendurado na brocha. Nos quase seis anos de intervenção, quase nada havia mudado por lá. O país continuava praticamente sem instituições. As tropas da ONU, lideradas pelos soldados brasileiros, já se viam obrigadas a intervir, militarmente mesmo, em confrontos armados entre gangues. Antes desse terremoto, houve outros, só que políticos. A pá de cal no país foi jogada por um ex-padre esquerdista, doidivanas e, tudo indica, ladrão também chamado Jean-Bertrand Aristide, que governou o país, pela última vez, entre 2001 e 2004. A grande idéia deste cretino para evitar a instabilidade militar foi extinguir as Forças Armadas… Sabem o que isso significava e significa? Que as forças da ONU haviam assumido esse papel. Cinco anos? Jobim não tem noção do que está falando. Agora, Aristide diz estar pronto para deixar seu conforto na África do Sul, onde está exilado, e voltar ao país. Será que sobrou alguma cadeia na parte do país não atingida pelo terremoto?

Retorno ao ponto
A crítica política — assim como a econômica, a gastronômica ou outra qualquer — não deve ser insensível aos dramas humanos. Ao contrário: a rigor, eles são a razão essencial que nos leva a escrever sobre qualquer assunto: de um tratado de engenharia a um tratado moral. Em tese ao menos, estamos todos empenhados em melhorar a vida do homem.

E uma das formas que a crônica e a análise política têm de demonstrar a sua sensibilidade é acusar a manipulação, a marquetagem, a patifaria. O mundo viu o senhor Celso Amorim tentando medir forças com o governo dos EUA para ver quem iria liderar a ajuda ao Haiti. O gigante não entendeu, até agora, o que é integrar forças da ONU. Por qualquer razão, ele passou a se comportar como uma espécie de governo de fato do Haiti, cobrando que os EUA lhe dessem satisfações sobre os seus atos. É um despautério.

O Haiti pede todos os esforços que estiverem ao nosso alcance. Mas nem aquela tragédia terá feito o número de mortos que um terremoto humano no Sudão chamado Omar Hassan al-Bashir já fez. Este é o nome do ditador daquele país: responde por, ATENÇÃO!!!, 300 MIL MORTOS. E o Brasil de Celso Amorim, não o nosso, nega-se sistematicamente a votar contra o déspota na ONU. Ao contrário: já atuou para protegê-lo. Por quê? Porque quer o apoio dos países islâmicos, especialmente árabes, para ser membro permanente do Conselho de Segurança. Entenderam?

Em nome do protagonismo, o governo Lula tanto pode ignorar os 300 mil mortos de Darfur como pode reivindicar uma espécie de mando sobre os estimados 100 mil mortos do Haiti. Montanhas de cadáveres não são fronteira para as ambições de Lula e Celso Amorim.

E eu continuarei a chamar as coisas pelo nome que as coisas têm. Ainda que isso aborreça muita gente. É o compromisso que tenho firmado com os meus leitores.

domingo, janeiro 17, 2010

AGRESSÃO AOS DIREITOS HUMANOS TAMBÉM NO CINEMA

via Reinaldo Azevedo | VEJA.com de Reinaldo Azevedo em 13/01/10


A Ancine, a Agência Nacional de Cinema, precisa agir depressa para ver se consegue salvar do vexame “Lula, O Filho do Brasil”, o filme hagiográfico sobre a vida de Lula que não conseguiu repetir a proeza de mentir mais do que a propaganda oficial. Em matéria de cinema, ninguém supera Franklin Martins, o ministro da Verdade. Como jornalista, ele já exibia essa tendência, razão por que seus chefes o convidaram a assumir de vez o discurso oficialista. Mas me desviei um pouco do principal. No lusco-fusco de 2009, ali no apagar das luzes de um ano e no aceder as de outro, Lula editou o decreto nº 7. 061 - precisamente no dia 30 de dezembro. É curto. Leiam. Volto em seguida:
*
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 55 da Medida Provisória no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, DECRETA:

Art. 1o As empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas ou complexos de exibição pública comercial estão obrigadas a exibir, no ano de 2010, obras cinematográficas brasileiras de longa metragem, no âmbito de sua programação, observado o número mínimo de dias e a diversidade dos títulos fixados em tabela constante do Anexo a este Decreto.

Parágrafo único. A obrigatoriedade de que trata o caput abrange salas, geminadas ou não, pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizados em um mesmo complexo, conforme definido por instrução normativa expedida pela Agência Nacional do Cinema - ANCINE.

Art. 2o Os requisitos e condições de validade para o cumprimento da obrigatoriedade de que trata este Decreto, bem como sua forma de comprovação, serão disciplinados em instrução normativa estabelecida pela ANCINE.

Art. 3o A ANCINE, visando promover a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e o aumento da produção, bem como da distribuição e da exibição das obras cinematográficas brasileiras, regulará as atividades de fomento e proteção à indústria cinematográfica nacional, podendo dispor sobre o período de permanência dos títulos brasileiros em exibição em cada complexo em função dos resultados obtidos.

Art. 4o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 30 de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz da Silva Ferreira

ComentoQue coisa comovente! Numa tabela em anexo, o decreto específica o número mínimo de sessões com filme nacional, dependendo do número de salas controladas por uma mesma empresa.

Falta agora a instrução normativa da Ancine. Mas notem: não contente em impor o filme nacional, o decreto atribui à agência o poder para definir o tempo em que um filme ficaria em cartaz em cada sala, entenderam? É isto: também nesse caso, a liberdade vai para a breca. O estado se torna o grande programador dos cinemas.

Chega a ser patético que esse decreto tenha vindo à luz na antevéspera da estréia do , dadas as expectativas, maior insucesso da história do cinema brasileiro: “Lula, O Filho do Brasil“. Como fica evidente, quando o telespectador não quer, não há máquina de propaganda, dinheiro ou adesismo que dê jeito. O “maior lançamento da história” está sendo rejeitado até pelos camelôs. Ainda escreverei a respeito. Só que terei de passar pela provação de ver o filme primeiro.

Eu sei que, para o petismo, a idéia de que alguém possa ser livre para escolher isso ou aquilo é terrível.

Bem, resta à Ancine correr e decidir que “Lula, O Filho do Brasil” fica em cartaz até bater algum recorde. O Estimado Líder não poder ser vítima da afronta dos telespectadores, da sua (deles) liberdade.