quarta-feira, julho 28, 2010

Os problemas do Brasil

Os problemas do Brasil são infinitos e infindáveis. São tantos quantos grãos de areia em copacabana, ou coisas desses tipos. São enumeráveis, crimes, pobreza, corrupção.. Os problemas do Brasil são do tamanho de um Brasil. O Brasil muda, mas não de lugar. O Brasil é o império sul americano, colônia dos mares. País do futuro, sempre no passado.

Mais um vez se coloca portanto a velha e periódica questão: vale a pena pensar na política, no futuro, enfim, nos problemas do país?? Coisas além de nossas ações, que se referem a dezenas de milhões de pessoas. Nem mesmo os governantes tem, de fato, consciência de suas ações. Eu sinceramente não sei. Nem mesmo se a política trará algo necessariamente bom.

Quem é o mais preparado para lidar com esse caos? O Brasil foi provavelmente a grande revelação entre os países do mundo na primeira década de 2000. Economia crescendo e inflação controlada. De quebra, uma redução razooável na pobreza. Mas o que se vê agora é que ainda há mesmo muito para se fazer. O desafio é totalmente imenso. O Brasil ainda é um país de favelas, de crimes, baixa tecnologia e produtividade, além de corrupção em alta, problemas de todos os tipos... As conquistas do governo Lula parece que estão indo embora com ele. A Dilma tenta de todo modo surfar nessas glórias, mas a população já está mais acomodada na tarefa de escolhes seus líderes. Se não mostrar a cara e apontar um futuro, as coisas vão complicar para ela, porque a era Lula já acabou.

Estão começando definitivamente as campanhas pela presidência, e uma sucessão de fatos levará à escolha do(a) novo(a) presidente. Por força do destino - ou não. As coligações, os apoios políticos, tudo será usado pelos candidatos para alcançar seus objetivos. Que nem uma pia ou um nariz sendo desentupido, dapois da frutração com a copa, finalmente as tensões irão colapsar e colocar as coisas em panos quentes da melhor forma possível, com as esperanças de um novo Lula.