terça-feira, setembro 21, 2010

Lula critica imprensa

Mais uma do Lulao-chorâo. Depois de ter dado uma de Neymar, Lula começa a chorar... Contanto que não apele, tudo bem.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/09/lula-critica-imprensa-e-diz-que-povo-sabe-quando-denuncia-e-mentira.html

21/09/2010 17h20 - Atualizado em 21/09/2010 18h07
Lula critica imprensa e diz que 'povo sabe' quando denúncia é mentira

‘Liberdade de imprensa não significa que pode inventar coisa’, afirmou.

Presidente disse que já foi ‘vítima’ de denúncias em época de campanha.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou nesta terça-feira (21) a criticar a imprensa pela publicação de denúncias envolvendo membros do governo. Segundo Lula, a garantia de liberdade de imprensa não pode justificar a publicação de "mentiras".
“Acho que liberdade de imprensa é uma coisa sagrada. Agora, a liberdade de imprensa não significa que você pode inventar coisa o dia inteiro, significa que você deve orientar corretamente a opinião pública”, disse durante cerimônia de inauguração de trecho da ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional (TO).
Consultada pelo G1, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) disse que mantém a posição manifestada na nota divulgada no último domingo (19), quando lamentou as declarações feitas pelo presidente em um comício realizado no dia anterior. Ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, Lula disse que, além dos tucanos, serão derrotados "alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem partido político e não tem coragem de dizer que são partido político."
Em resposta à declaração, a ANJ disse, em nota, ser "lamentável e preocupante que o presidente da República se aproxime do final de seu segundo mandato manifestando desconhecimento em relação ao papel da imprensa nas sociedades democráticas."
saiba mais
Associação Nacional de Jornais lamenta crítica de Lula à imprensa
'Vamos derrotar tucanos e alguns jornais e revistas', diz Lula em ato
No discurso desta tarde tarde, Lula disse que alguns veículos de comunicação demonstram "ódio" e torcem para que ele fracasse. "Vocês estão acompanhando a imprensa, veem pela internet, assistem a televisão,ouvem rádio, e vocês veem, às vezes, chega quase a virar ódio, porque eles ficam torcendo para o Lula fracassar."
O presidente disse que já foi "vítima" de acusações em épocas de campanha. De acordo com ele, os brasileiros não são facilmente manipuláveis e sabem discernir quando as denúncias são verdadeiras.
“Chega na época da campanha, eu já fui vitima do que está acontecendo hoje. O que eles não percebem é que nós aprendemos. O povo de 2010 não é mais massa de manobra como era o povo de 30 anos atrás", disse. "Não podem colocar mais alguém para mentir e o povo acreditar. O povo sabe que quando escreve coisa errada é mentira, quando fala coisa errada é mentira, o povo sabe quando é mentira", afirmou.
Na semana passada Erenice Guerra deixou a chefia da Casa Civil depois de acusações de que o filho dela Israel Guerra teria negociado contratos de empresas privadas com órgãos públicos e estatais mediante pagamento de comissão. Outros dois funcionários da Casa Civil, supostamente envolvidos no esquema, também pediram demissão.



Pedro S. para forca-popular:

"você deve orientar corretamente a opinião pública" ...quem define o critério de correto ? o perigo é que esse tema de controle da imprensa cada vez cresce mais...enquanto criticas públicas do presidente tudo bem - melhor do q ações internas. Agora, o lamentável e ver o sindicato dos jornalistas nessa...nao sobra nada.
mas preocupa o fato do governo cada vez mais tocar no assunto , que terá 4 anos pelo frente com ampla maioria no congresso. Esse assunto ainda vai dar muita dor de cabeça....
e colocam a imprensa como um partido, um conjunto, novamente essa dialética do lula nós x eles em tudo...

MAC:
já faz um tempo que o sindicato dos jornalista está se colocando contra a direção dos jornais, oligopolizados, diga-se de passagem
( nao estou criticando, muito menos falando pra fechar jornal, mas só constatando um fato...), pelo menos desde a mudança na lei que acabou com o monopólio dos pobres jornalistas. Ou seja, existe uma rivalidade muito forte que toda hora se coloca entre esse sindicato dos jornalistas X associacao nacional dos jornais(que representa as grandes empresas)...é engracado essa participacao deles, mas acho que nao passa de uma provocacao mesmo......

mas acho que por enquanto só tá no papo (do lula), nunca tivemos tanta liberdade quanto agora.... o lula aprendeu a tomar mais cuidado depois do papo da cachaca do larry rother......(alias, tava esse larry outro dia no manhatann connection falando maió bem do lula..hehe... falar a verdade, ele tem meio jeito de cachaceiro tb...)

tava com medo dessas denuncias mudarem a eleicao, nao queria isso, mas já q nao vai tem mais que cair em cima mesmo.... alem do que parece que houve coisas bem ruins mesmo envolvendo essa erenice (muito ruim pra dilma...), apesar de que sei lá qual a real gravidade dos fatos.... (e continuo crédulo em relaçao a essas denuncias da veja...)