É, eu vi ontem, e foi pra chorar...
eu nao entendo o pq de se tomar esse risco em relacao a inflacao... o governo continua com seus multiplos objetivos e nao encara a inflacao como prioridade. Acho no entanto que um possível descontrole ou mesmo a nao solucao da inflacao seria uma grande derrota política. Me parece muita burrice, uma estimacao completamente viesada dos cenários, agora temos que ver como a inflacao vai de fato se comportar, talvez os caras dem sorte, mas o estrago na credibilidade já está feito. E hoje vem a dilma querendo dar sua explicacao sobre juros.
No final eu acho que o brasil nao vai quebrar, a inflacao nao vai explodir, isso pelo no proximos tempos. De fato, fora a burrice e a ideia desenvolvimentista idiota, existem as explicacoes para as medidas da dilma:
1) a mulher quer ter ao mesmo tempo baixas taxas de juros com um nível de poupança maior. Poderia fazer isso simplesmente gastando menos, mas como nao conseguiu, ela agora resolve ser agressiva em relacao aos juros. Com isso, ela manda para o congresso toda a responsabilidade de controlar a inflacao, uma vez que se esses medidas aih das PEc e tal forem aprovadas, principalmente com essa queda dos juros, aih jah era.
2) A mulher nao quer de forma que o Brasil se contamine com a crise. Para os desenvolvimentistas, o crescimento a qualquer custo é o mais importante.
3)inflacao baixa, mas sem que isso queira dizer menor crescimento, juros altos, cambio valorizado, etc etc
muito dificil compatibilizar tudo isso.. na verdade, impossível. Não acho que as soluções são nem um pouco fáceis, apesar de parecerem simples. O problema é no desespero deixar a racionalidade de lado, como parece que foi o caso. Atacar de frente um mecanismo dos mais funcionais e razoáveis que tá tendo é um tiro no pé. Me parece que a presidente ainda tem uma grande necessidade de se firmar politicamente, de mostrar que ela não está presa a nenhum grupo e que sempre mantém uma independencia para tomar qualquer decisão.
Agora um comentário que a mulherada pode me bater: a Dilma tá governando o Brasil como se governa um fogao. Ela vai dando umas pitadas de tempero pra ver se no geral fica bom, e parece não estar tao preocupada com as receitas. Aprendeu com o Lula? Talvez. Essa irracionalidade da Dilma é algo novo e parece pior que a do Lula. é rezar pra ver
Nenhum comentário:
Postar um comentário