sexta-feira, agosto 27, 2010

PAC views : Agricultura Brasileira

http://pac-views.blogspot.com/2010/08/agricultura-brasileira.html

por tcisalpino

Muito legal o Blog Pedrão, parabéns!

Quanto a reportagem tem coisas interessantes, a parte da diferenças do modelo da agricultura de baixo subsidio e pesquisa é forte mas ela peca em alguns aspectos do contexto. Dizer que o Cerrado está a centenas de quilômetros da Amazônia está bastante equivocado, são biomas adjacentes, e tem muita soja no MT plantada na zonas de transição. Outra coisa, o cara poderia ter explorado mais os dados, não são apenas grande propriedades, cultivos importantes como a cana em SP tem um modelo híbrido, café, somos o maior produtor, inteiro em pequenas propriedades, e toda a horticultura e alimentos básicos como arroz e feijão idem, é um fato relevante porque, afinal somos 180 milhões de estômagos. Do ponto de vista ambiental o Cerrado é um ambiente de altíssima biodiversidade mas altamente ameaçado, não estou dizendo para preservarmos e morrermos de fome, estudos da ESALQ mostram que o Brasil pode dobrar a área plantada sem derrubar mais nenhuma árvore. Temos 60 milhões de hectares de áreas agrícolas, e outros 60 milhões de em áreas aptas à agricultura ocupadas com pastagens de baixíssima produtividade. Se imaginarmos aumento de produtividade então aí dá pra quase quadruplicar a produção. É ingênua também essa visão de que esses ambientes de cerrado e savana são pobres então não se precisa preservar, são ambientes riquíssimos que também precisam ser protegidos ou bem manejados. Ele não disse exatamente isso mas o argumento dá margem para essa interpretação. O que a ciência diz hoje em dia, o que se lê na Nature, Science, é que a preservação, sistemas agrícolas bem manejados apresentam maior produtividade, por conta de fatores relacionados à disponibilidade de água, manejo do solo, polinização, reciclagem de nutrientes entre outros. Mas o ponto mais interessante da questão ambiental é que o país planta muito mas ainda preserva bastante, ainda temos 70% da Amazônia, uns 35% do Cerrado e 7% da Mata Atlântica...

segue abaixo algumas informações sobre o Cerrado, coitado, tão largado...

http://www.conservation.org.br/onde/cerrado/

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas, (a Amazônia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlântica a sudeste) a fauna e flora do Cerrado são extremamente ricas.

Na região existem mais de 10.000 espécies vegetais, uma grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre muitas outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural.

Além da biodiversidade, os recursos hídricos da região ressaltam em quantidade e qualidade: nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, da Prata e do São Francisco.

Apesar do seu tamanho e importância, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes. Essa situação faz com que a região seja considerada um Hotspot de biodiversidade e desperte especial atenção para a conservação dos seus recursos naturais.

Estudos realizados pelos pesquisadores do Programa Cerrado da CI-Brasil indicam que o bioma corre o risco de desaparecer até 2030. Dos 204 milhões de hectares originais, 57% já foram completamente destruídos e a metade das áreas remanescentes estão bastante alteradas, podendo não mais servir aos propósitos de conservação da biodiversidade.

O desmatamento do Cerrado é alarmante, chegando a 1,5% ou três milhões de hectares/ano. Isso equivale a 2,6 campos de futebol/minuto. Esforços de todos os setores da sociedade são necessários para reverter esse quadro.

Veja ao lado o estudo sobre o desmatamento do Cerrado.

Durante o XIX Encontro Internacional da Sociedade da Biologa da Conservação, pesquisadores e ambientalistas assinaram uma moção pedindo ao governo federal medidas urgentes de manutenção e expansão das áreas protegidas do Cerrado. Para saber mais, clique aqui.


Depois desse parágrafo só falta agora eu votar na Marina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário