Eu acho que, como dizia nosso professor Willian (que é da força por sinal hehe), a agenda microeconomica é a mais necessária para o Brasil,apesar de estae bem de lado, apesar de fortes avanços macroeconomicos nas ultimas 2 décadas. Por exemplo, a questão do juros - e do spread em especial -não será resolvida pela selic ou outras formas macro (a não ser o menor gasto do governo, mas mesmo assim só isso não resolve), mas sim pela maior regulação no sentido de diminuir a inadimplencia e de garantir a rápida alienação dos bens e fiduciária nos casos em que houver.
o cadastro positivo seria uma medida nesse sentido, apesar de que eu nao lembro os pormenores da medida. Em suma, é como se fosse um cadastro de mals pagadores do SERASA, etc, ao contrário, ou seja, em vez de deixar em evidência os mals pagadores, quem fica em evidencia sao os bons pagadores. Dessa forma, diminui a informacao assimetrica do setor de empréstimos e diferencia-se os tomadores de emprestimos, permitindo que os melhores pagadores possam pagar juros menores do que a média nos emprestimos e compras a prazo. É uma excelente medida, mas que pelo visto está engatinhando! Alias, vamos prestar atençao nas propostas microeconômicas na eleição desse ano, pois acredito que são as que o Brasil mais precisa! e deixemos de lado medidas pra mudar câmbio, juros, etc! O Brasil só precisa de estabilidade e continuidade no quesito macroeconômico!
O judiciário é importantíssimo e essencial pra os avanços micro: o que possibilitou o boom de vendas de carros nos últimos anos foi a maior possibilidade que passou a ocorrer de tomarem os carros dos mal pagadores.... isso aumentou a segurança no setor. Enquanto não fizerem isso para o setor de imóveis não haverá Minha casa, minha vida que cubra nosso déficit de moradias! Mas os nossos juízes com pseudo-vieses sociais não permitem que se tomem as casas dos endividados! Entao, que toda a sociedade pague o pato dos mal pagadores através dos altos juros! que blz...
Agora, em relação aos bancos, eles são grandes e concentrados no Brasil por causa do governo mesmo, que gasta além da conta e precisa sugar recursos do setor privado!
por Contribuinte
Nenhum comentário:
Postar um comentário